26 de fev. de 2020

COLETÂNEA DE TEXTOS 2020


A cada início de ano letivo os professores realizam diferentes atividades voltadas para o diagnóstico das dificuldades e habilidades dos alunos. 
Nesse sentido, o mine projeto Coletânea de Textos visa estimular a produção escrita e a expressão oral dos alunos, bem como, valorizar as produções escritas. 
De maneira sucinta, as etapas do projeto são destacadas abaixo:
  • O professor deverá pesquisar algumas imagens que representem diferentes paisagem, naturais e artificiais. Exemplo: rios, cidades, computados, lixo, arco iris, veículo em movimento, etc;
  • As imagem devem ser salvas em um aparelho celular ou computador (professor);
  • Em sala de aula, devem ser formados grupos (5 a 6 grupos);
  • O professor deverá repassar uma imagem, via bluetooth, para cada grupo;
  • Cada grupo deverá descrever todos os conceitos relacionados a Física/Biologia/Química observados na imagem;
  • A descrição deverá ser transcrita para o caderno;
  • Para a socialização, cada grupo deverá fazer uma apresentação oral descrevendo a imagem;
  • Em seguida, cada grupo deverá, coletivamente, produzir um poema descrevendo a respectiva imagem;
  • O próximo passo será a correção dos textos pelos integrantes do do grupo e pelos professor;
  • Em seguida os alunos deverão ler os textos em voz alta para a apreciação da turma;
  • Após a correção os textos deverão ser publicados no blog do professor;
  • Todas as etapas devem ser registradas com fotos, inclusive os textos produzidos. Isso é necessário para o processo de avaliação.
OS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS SERÃO APRESENTADOS NO BLOG SEPARADAMENTE, POR TURMA.

AVALIAÇÃO



  • A avaliação será feita mediante a participação dos alunos nas atividades;
  • Apresentação da descrição da imagem feita pelos alunos (registrar com fotos);
  • Produção de texto (poema);
  • Leitura dos poemas (registrar com fotos);
  • Após a postagens no blog os alunos deverão comentar os textos dos colegas. Os comentários serão avaliados pelo professor para efeito de nota; 





Nenhum comentário:

Postar um comentário