16 de mai. de 2012

DESAFIOS DA ESCOLA NA SOCIEDADE ATUAL
                                                                              Evandro de Sousa Correia
 
            Diante de um mundo muito dinâmico e cheio de inovações tecnológicas, a escola desempenha papel muito importante na formação dos cidadãos. Na verdade são muitos os desafios da escola na sociedade atual, a lista seria grande, mas cabe destacar alguns: formação continuada para os professores a cerca dessas novas tecnologias, contextualização dos conteúdos escolares, bem como um trabalho minucioso de preparação ou conscientização para o bom uso da internet nas escolas, tanto por parte dos alunos como por parte dos próprios professores.

            A cada dia novas tecnologias, laptops, ultrabooks, celulares, aplicativos, hipertextos, programas, enfim, são inventados e disseminados na sociedade. Porem, em se tratando dos professores, a grande maioria vive alheia a essas novas mídias, pois, na maioria das vezes, não dispõem de tempo para pesquisa, acesso limitado à internet, falta de habilidade ou formação para dominar as novas mídias e sem falar nos professores tradicionalistas que não se preocupam em buscar novas maneiras de lecionar. A formação continuada voltada para as TICs seria uma maneira de reverter um pouco essa realidade, de modo a transformar esse professor em um “novo professor”, preparando-o para esse “novo mundo”.

            Nesse sentido, um professor qualificado e preparado para lidar com as novas tecnologias será capaz de transformar sua simples aula em um momento de aprendizado contextualizado através das TICs uma vez que as TICs fazem parte do cotidiano dos alunos. Que adolescente, hoje, não possui um ORKUT, MSN, FACEBOOK, TWITTER? Cabe, então, ao professor desempenhar um papel de mediador entre o aluno e essas novas formas de conhecimento.

            Essas novas maneiras de aprender representam uma escala muito grande abrindo oportunidades para vários “mundos”. A escola, muitas vezes, poda o aluno ao acesso à internet por acreditar que ele ainda não tem capacidade, por exemplo, de postar um texto num blog ou pelo fato dos alunos fazerem uso indevido da internet, acessando sites impróprios. Esse é um problema muito sério que as escolas enfrentam. Seria interessante um planejamento específico de conscientização dos alunos e dos professores para bom uso das mídias através de projetos, cartazes, palestras, etc.

            Sem sombra de dúvidas a escola sempre vai se deparar com novos desafios, a cada dia. Porem, o mais importante é que a “luta” continue e que sempre busquemos novas técnicas, novas tecnologias, novos conhecimentos, pois o maior desafio do professor, na verdade, é ensinar o aluno a: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.


Estado do Maranhão
Secretaria de Estado da Educação
Secretaria Adjunta de Ensino
Superintendência de Educação Básica
Supervisão de Tecnologias Educacionais
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Ângela Maria Viana Soares





             

Nenhum comentário:

Postar um comentário