Diante de um mundo muito dinâmico e
cheio de inovações tecnológicas, a escola desempenha papel muito importante na
formação dos cidadãos. Na verdade são muitos os desafios da escola na sociedade
atual, a lista seria grande, mas cabe destacar alguns: formação continuada para
os professores a cerca dessas novas tecnologias, contextualização dos conteúdos
escolares, bem como um trabalho minucioso de preparação ou conscientização para
o bom uso da internet nas escolas, tanto por parte dos alunos como por parte
dos próprios professores.
A cada dia novas tecnologias,
laptops, ultrabooks, celulares, aplicativos, hipertextos, programas, enfim, são
inventados e disseminados na sociedade. Porem, em se tratando dos professores,
a grande maioria vive alheia a essas novas mídias, pois, na maioria das vezes,
não dispõem de tempo para pesquisa, acesso limitado à internet, falta de
habilidade ou formação para dominar as novas mídias e sem falar nos professores
tradicionalistas que não se preocupam em buscar novas maneiras de lecionar. A
formação continuada voltada para as TICs seria uma maneira de reverter um pouco
essa realidade, de modo a transformar esse professor em um “novo professor”,
preparando-o para esse “novo mundo”.
Nesse sentido, um professor
qualificado e preparado para lidar com as novas tecnologias será capaz de
transformar sua simples aula em um momento de aprendizado contextualizado
através das TICs uma vez que as TICs fazem parte do cotidiano dos alunos. Que
adolescente, hoje, não possui um ORKUT, MSN, FACEBOOK, TWITTER? Cabe, então, ao
professor desempenhar um papel de mediador entre o aluno e essas novas formas
de conhecimento.
Essas novas maneiras de aprender
representam uma escala muito grande abrindo oportunidades para vários “mundos”.
A escola, muitas vezes, poda o aluno ao acesso à internet por acreditar que ele
ainda não tem capacidade, por exemplo, de postar um texto num blog ou pelo fato
dos alunos fazerem uso indevido da internet, acessando sites impróprios. Esse é
um problema muito sério que as escolas enfrentam. Seria interessante um
planejamento específico de conscientização dos alunos e dos professores para
bom uso das mídias através de projetos, cartazes, palestras, etc.
Sem sombra de dúvidas a escola
sempre vai se deparar com novos desafios, a cada dia. Porem, o mais importante
é que a “luta” continue e que sempre busquemos novas técnicas, novas
tecnologias, novos conhecimentos, pois o maior desafio do professor, na
verdade, é ensinar o aluno a: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a
viver e aprender a ser.
Estado do Maranhão
Secretaria de Estado da Educação
Secretaria Adjunta de Ensino
Superintendência de Educação Básica
Supervisão de Tecnologias Educacionais
Secretaria de Estado da Educação
Secretaria Adjunta de Ensino
Superintendência de Educação Básica
Supervisão de Tecnologias Educacionais
Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Ângela Maria Viana Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário